segunda-feira, 20 de abril de 2009

Método "Tilt-up" de Construção

Uma característica ímpar da obra internacional de construção é a utilização do método tilt-up, ou de painéis pré-moldados, levantados por guindaste. Este método consiste em fundir grandes painéis de argamassa armada no local da obra. Estes painéis podem ter até três andares e chegar a pesar até 20 toneladas. Os painéis são moldados quer sobre o piso do prédio em construção, quer num canteiro de obras próximo.

Seis ou oito painéis podem ser empilhados, um sobre o outro. Quando os painéis ficam bem resistentes — geralmente depois de sete dias — usa-se um guindaste para colocá-los no lugar. Utilizam-se agora painéis tanto para as paredes internas como para as externas, bem como para prédios de vários andares. Centenas destes painéis, por exemplo, foram usados no lar da filial das Filipinas, de 11 pavimentos. Os lisos painéis pré-moldados de concreto só precisam de pintura.

Este método de construção não só poupa tempo, mas também utiliza da maneira mais eficaz operários menos qualificados. Uma publicação do ramo, Concrete, disse a respeito da construção de uma nova gráfica das Testemunhas de Jeová na Inglaterra: “O método tilt-up de construção era especialmente apropriado às suas necessidades, devido à simplicidade deste método de construção . . . A economia de tempo e de custos sempre foram as principais vantagens desse sistema.”

A revista acrescentou sobre o método tilt-up: “A capacidade de construir grandes áreas de paredes (de sustentação e outras), num curto período, aliada ao uso de mão-de-obra local que não precisa de tanta supervisão, garante velocidade e economia a este método.” Quão apropriado é, portanto, que o novo programa de construção utilize este método simples e eficiente de construção! ( Fonte da matéria Despertai)

Nenhum comentário:

Postar um comentário